domingo, 3 de janeiro de 2010

TAE anteriores - 2007

(Clique na imagem para ampliar)



vol. subsidiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Fundo de Apoio à Comunidade Científica

Preâmbulo




A SPAE continuou activa no ano de 2007 e divulgando as suas actividades no meio académico e fora dele.

No dia 18 de Abril realizou uma Assembleia Geral nas instalações do Centro Unesco do Porto, seguida de excelente conferência, aberta ao público, da Prof.ª Doutora Marina Lencastre (da Univ. Católica, Porto), sobre o seguinte e estimulante tema: “Do Comportamento Animal e Humano: Que Conclusões para a Antropologia?”. Ali acorreram sócios, estudantes, diverso público, que enriqueceram o debate que se seguiu.

Foi depois feita a apresentação do livro do Prof. Doutor Henrique Gomes de Araújo, vice-presidente da associação, intitulado “Nascimento, Sofrimento, Amor e Morte”, pela Prof.ª Doutora Paula Mota Santos, da Univ. Fernando Pessoa. Esta obra, editada pela SPAE com o apoio da Fundação Eng.º António de Almeida, teve uma tiragem limitada e destinou-se exclusivamente a ofertas. Como o leitor provavelmente já verificou, vem inserto no presente volume dos TAE um texto sobre o livro, da autoria do Prof. Doutor Paulo Castro Seixas (também da UFP).

De novo no mesmo espaço e com o mesmo apoio da Fundação Eng.º António de Almeida (que gere o Centro Unesco, e a quem uma vez mais agradecemos), esta associação leva a cabo outra conferência, desta vez a cargo da Doutora Luísa Pereira, do IPATIMUP, Porto, no dia 24 de Novembro de 2007, às 15 h.

Aquela colega aborda o tema: ” Genes e Artefactos na Evolução Humana”.

Nem tudo porém são boas notícias. Infelizmente, no momento em que escrevo, e tal como há um ano, tenho de referir que o espólio da associação continua empacotado em instalações da Universidade do Porto (R. D. Manuel II, Porto), graças a apoio prestado pela Reitoria nesse sentido, aguardando-se ainda da parte da mesma a indicação de uma solução para se poder dar melhor destino a publicações que podiam estar a ser utilizadas pelos leitores.

Segundo acordo estabelecido com a Universidade, todas as publicações datadas até aos anos 30 do séc. XX ficam em depósito na “biblioteca histórica” da UP, sita nas instalações da Praça Gomes Teixeira, onde agora se encontra a Reitoria. Quanto a obras mais recentes (publicações periódicas obtidas por intercâmbio) uma parte delas (da área da arqueologia) já se encontra há anos disponível (também a título de depósito) na Biblioteca Central da Faculdade de Letras da UP, através de protocolo em devido tempo assinado com o respectivo Conselho Directivo. Esperamos em breve alargar esse depósito, e portanto essa disponibilização de material de trabalho, a outros títulos.

Pedimos aos sócios que, para qualquer assunto, contactem a associação preferencialmente através do meu e-mail, indicado na ficha técnica da revista. É obviamente muito mais eficaz e prático o contacto por essa via do que pelo correio tradicional, o qual apenas (ou sobretudo) continuaremos a usar para envio da publicação aos sócios com as quotas em dia.

Entretanto, apareçam nas conferências e assembleias gerais, tragam novos sócios, contribuam para dinamizar uma entidade que, apesar de todas as dificuldades, é um dos poucos focos da “antropologia social e cultural” no Norte do país. Creio que, mais uma vez, o conteúdo deste volume o comprova. É o 20º tomo publicado na última década... quem repara nisto, na obra feita, no imenso esforço realizado, nas centenas de artigos publicados, e nos ajuda? Não esperamos elogios, mas condições mínimas de trabalho para continuar a servir o país e a editar textos importantes de muitos autores, uns jovens, outros já consagrados, nesta revista. Porém, ela não sobreviverá sem o apoio dos sócios. E recordamos que, pelos Estatutos, a SPAE apenas se compromete a enviar aos mesmos um “boletim”.

Vítor Oliveira Jorge
Porto, Novembro de 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário