terça-feira, 16 de março de 2010

PRINCIPAIS ACTIVIDADES REALIZADAS 2009

RELATÓRIO DAS PRINCIPAIS ACTIVIDADES REALIZADAS

2009

Em 14 de Março - Reunião da Direcção (manhã) e Assembleia Geral Ordinária (de tarde, no Centro Unesco do Porto)

Nas instalações do mesmo Centro, cedidas gratuitamente pela Fundação Eng.º António de Almeida:

Apresentação do livro Corpo, Mente e Espírito da autoria da consócia Profª Marina Afonso Lencastre (nº 2 da colecção Antropologia(s), dirigida pelo Prof. Henrique Luís Gomes de Araújo), pelo Prof. Rui Mota Cardoso, do IPATIMUP.

Em 16 de Maio Conferência, nas instalações do Centro Unesco do Porto, do Prof. António Bracinha Vieira intitulada "O que é o Homem? Anotações sobre a Fronteira e os Limites da Humanidade" e apresentação do seu livro Anotações sobre a Fronteira e os Limites da Humanidade pelo Prof. Paulo Gama Mota, da Universidade de Coimbra, integradas no Ano Darwin.

Em 13 de Junho Reunião da Direcção, na sede da associação ADECAP, Porto.

Em 7 de Novembro Seminário de Etnomusicologia e Conferência da Profª Salwa Castelo-Branco intitulada Etnomusicologia: Percurso Histórico e Tendências Actuais , no Museu Nacional dos Soares dos Reis, com a colaboração deste e do Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa. O programa, sucintamente, integrou ainda as seguinte comunicações, além de actuações musicais:


Maria do Rosário Pestana "A Comissão de Etnografia e História do Douro Litoral: etnografia, museologia e performance musical na construção do Douro Litoral"

Susana Sardo "Situar as Memórias - Novas formas de encontro com a tradição no quadro dos Ranchos Folclóricos em Portugal"

Maria de São José Corte-Real "Música e Educação numa Perspectiva Etnomusicológica"

João Soeiro de Carvalho "A experiência transcultural na música: Relatividade e Alteridade"

Jorge Castro Ribeiro "Batuku sta na moda: dinâmicas transnacionais da música cabo-verdiana".


Em 28 de Novembro - Edição, lançamento (Centro Unesco do Porto), e envio aos sócios e outras entidades do vol. 49, referente a 2009, da revista “Trabalhos de Antropologia e Etnologia”.

Continuação dos esforços, junto da Reitoria da UP, para resolver o problema da sede e arrumo da SPAE.

Sem comentários:

Enviar um comentário