terça-feira, 29 de março de 2011

Relatório de actividades de 2010

Relatório de actividades de 2010

  1. Edição, lançamento, e envio aos sócios e outras entidades do vol. 50, referente a 2010, da revista “Trabalhos de Antropologia e Etnologia”. A sessão de lançamento foi realizada a 4 de Dezembro de 2010 no Centro Unesco do Porto. Conteúdo deste volume: Preâmbulo; Jacques Derrida – O gosto do segredo. Hospitalidade, Justiça e Democracia, por Fernanda Bernardo; O ethos na subjetividade narrativa fios e linhas, por Stella Z. B. C. de Azevedo; Estado de Excepção e Valor de Exposição para uma possível descrição do funcionamento de dispositivos estéticos, por Luís Carneiro; Aperfeiçoar a “raça”, salvar a nação: eugenia, teorias nacionalistas e situação colonial em Portugal, por Patrícia Ferraz de Matos; Mutações genéticas humanas e fluxos populacionais – Portugal e o Mediterrâneo, por Leonor Osório-Almeida; The Dream House of Atreus: Finding Ancient Mycecenae at the Philip Johnson Glass House, por Adele Tutter; Os artefactos e outras cristalizações, por Sérgio Alexandre Gomes; A estratégia primitivista, por Diniz Cayolla Ribeiro; S. Bento do Cando: Uma festa serrana do concelho de Arcos de Valdevez, por José Pinto & Sandra Vieira; Paisagens etno-arqueológicas e culturas regionais – do Endovélico a Mérida e aos Almendres, por Ana Paula Fitas; A pobreza das nossas vivências ou como matamos a experiência, por Claudio Cesar Montoto.
  2. Realização, de colaboração com a associação ADECAP, de uma conferência da mestre Ana Margarida Vale, por ocasião do lançamento da revista (simultâneo do lançamento do JIA 13). Efectuou-se no mesmo dia 4 de Dezembro de 2010 e versou sobre “CASTANHEIRO DO VENTO, UM SÍTIO DO CONCELHO DE VILA NOVA DE FOZ CÔA: PARTICULARIDADES E PROBLEMAS DE INTERPRETAÇÃO DE UM ESPAÇO DE HÁ 5/4.000 ANOS”.
  3. Dinamização do blogue da SPAE: http://sociedadeportuguesaantropologia.blogspot.com/ . Este é agora o veículo de contacto entre os sócios e os corpos sociais, e entre a SPAE e todos os interessados.
  4. Realização, no Centro Unesco do Porto, em 19 de Junho de 2010, da Assembleia Geral anual para apresentação do relatório de actividades e de contas de 2009, e do parecer do CF, os quais foram aprovados pelos sócios por unanimidade.
  5. Realização de uma conferência, aberta a todos os interessados, por ocasião da actividade mencionada em 4. Conferência do Prof. Doutor Tito Cardoso e Cunha, da UBI, sobre “Claude-Lévi Strauss: da compreensão do mito à análise do parentesco.” Esta conferência representou também uma homenagem ao grande antropólogo recentemente falecido.
  6. Êxito dos esforços, junto da Reitoria da UP, para resolver o problema da sede e arrumo da SPAE, já mencionado amiudadamente em anos anteriores. A resolução, pelo menos parcial, dessa dificuldade logística, foi básica para se poder acautelar e arrumar devidamente todo o “espólio” da SPAE (publicações em particular). Referido no preâmbulo dos TAE 50, com fotos, o arrumo situa-se nas traseiras da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e é constituído por três salas. A SPAE continua a manter o mesmo endereço de correio.
  7. Continuação do trabalho de actualização do ficheiro informático dos sócios e do sistema de intercâmbios dos TAE.
  8. Continuação de esforços no sentido da angariação de novos associados, dinamizando a participação efectiva nas actividades da associação (que tem sido evidente nas conferências, sempre de entrada livre), angariação essa dificultada pelas circunstâncias da crise económica.
  9. Apoio a uma tese de doutoramento em curso de preparação sobre a figura do Prof. Mendes Corrêa, o fundador da SPAE em 1918.

Sem comentários:

Enviar um comentário